Um jornal, vários repórteres, um editor, uma ideia.
Um blog, todos repórteres, todos editores, todas as ideias.
Um objetivo. Mostrar todos os lados de uma só Franca.

Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

O sexto jogador

Franca - do calçado e do basquete

Tudo começou em 1959 com a chegada de Pedro Murilla Fuentes - o Pedroca - daí Pedrocão, o nosso estádio.
Hoje com aproximadamente 350 mil habitantes, Franca respira basquete; muito mais que isso... entende de basquete.Sabe opinar e reclamar, sugerir e aplaudir. Sabe torcer, perder e vencer.
Em várias ruas, principalmente em bairros, o que se encontra é tabela de basquete e meninos jogando. E no centro da cidade as lixeiras são ornadas com mini tabelas - o que não deixa de ser um incentivo a acertar a cesta arremessando o lixo.
Campeão em 1974 pelo Campeonato Brasileiro, Franca recebeu o direito de disputar o sul-americano no Uruguai, o qual se sagraria campeão. Esse título credenciou a cidade a disputar pela primeira vez um campeonato mundial, em 1975, acabando na segunda colocação.
A equipe atingiu uma técnica tão elevada, que foi escalada para representar o Brasil, vestindo o uniforme da seleção. Assim, o Franca/Brasil acabou derrotando a seleção do Paraguai por 59 a 32.
Em 1990 venceu todos os campeonatos que disputou. Somos o mais famoso clube de basquete de todo o país.
Títulos: Campeão Paulista, Campeão Brasileiro, Supercopa de Basquete, Sul Americano, Panamericano e Mundial Inter Clubes.
Em 2010 pelo NBB - Novo Basquete Brasil, Franca ficou em 5º. lugar.
E em 2011 Franca ficou em 2º. Lugar. Brasília é o bicampeão.
Um jogo alucinante... do lado de cá nosso Helinho certeiro, do lado de lá o trator Alex e no meio a torcida que lotou tanto aqui em Franca quanto em Brasília.
Queríamos muito ganhar, mas....

VALEU, FRANCA! A GENTE CHEGA LÁ!

Em janeiro deste ano tivemos aqui o Jogo das Estrelas. Thiago Leifert, apresentador do Glogo Esporte, foi um dos jurados e ficou impressionado:
- "Todo mundo que gosta de esporte tem que assistir a um jogo no Maracanã, um jogo da Seleção Brasileira e vir a Franca assistir o basquete... gente, eu não sei se a televisão está passando o que realmente está acontecendo aqui... A magia do que é estar em Franca em um evento do basquete."
Nosso técnico, maestro do Franca basquete, ex-jogador e ex-seleção brasileira é Hélio Rubens Garcia, amado por todos nós francanos.
E nós francanos, somos o 6o. jogador, com muito orgulho!

Taí um link do blog oficial pra quem gosta e quer conferir: http://www.francabasquete.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário