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terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ribeirão Preto vai modernizar transporte coletivo, conceder gratuidade a estudantes, e pode servir de referência para outros municípios

Ribeirão Preto vai modernizar transporte coletivo, conceder gratuidade a estudantes, e pode servir de referência para outros municípios
Entre as novidades, a principal é a concessão da gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual, mas outros itens se destacam pela operacionalidade
 
As principais melhorias que serão implantadas na nova rede de transporte coletivo de Ribeirão Preto foram apresentadas pela prefeita Dárcy Vera e pelo diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, William Latuf, na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco. 
Várias mudanças acontecerão ao longo do período de implantação do novo sistema de transporte, após a licitação. Entre as melhorias, estará a concessão da gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual de Educação. 
De acordo com a prefeita serão beneficiados 49 mil estudantes da rede municipal e 50 mil alunos da rede estadual, devidamente cadastrados pela Transerp. Atualmente são beneficiados 16 mil alunos que pagam meia passagem. “Essa é uma reivindicação antiga, mas precisávamos buscar o caminho para conceder o benefício”, salientou a prefeita.
O representante da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Fábio Sardinha, também estava presente para acompanhar o anúncio da gratuidade aos alunos. “A prefeita Dárcy Vera está atendendo uma reivindicação estudantil histórica. A reivindicação passou por diversas administrações e esta prefeita atendeu. Passe livre não é gasto para o governo e sim investimento na educação. Essa administração vai ficar na história da cidade”.

Outra mudança será a implantação de tarifa única, com passagem mais barata para quem utiliza o chamado bilhete esticadinho e permissão de três transbordos no período de duas horas pelo mesmo valor.

Os cobradores também devem voltar ao serviço nas estações de embarques. Devem ser contratados 80 cobradores. Os trabalhadores que já exerceram a função de cobrador terão prioridade na contratação.
Serão criadas sete novas linhas de ônibus: Jardim Orestes Lopes de Camargo, Parque de Exposições, Jardim Iara, Ribeirão Verde II, Recreio das Acácias, Jardim Palmares e Parque dos Pinus.

Também serão criados quatro corredores estruturais nos eixos norte-sul e leste-oeste; duas linhas circulares interligando os principais polos de atração da cidade; duas linhas perimetrais, promovendo conexão dos corredores estruturais e demais linhas com o Hospital das Clínicas e RibeirãoShopping. Ainda serão criadas e adequadas as linhas alimentadoras (Leva e Traz), com ampliação dos seus quadros de horários.

Serão construídos dois terminais na área central e oito estações de integração nos bairros. “Os ônibus serão zero quilômetro, com sistema de ar forçado, três portas largas, sendo uma delas com elevador para usuários de cadeira de rodas, com destaque para os do tipo padron, nas linhas estruturais, com maior capacidade, conforto e segurança”, explicou o diretor superintendente da Transerp, William Latuf.

O controle da operação será por sistema de monitoramento remoto, por GPS, e da instalação de câmeras em toda a frota e nos terminais. Implantação de sistema de informação ao passageiro (SIP), promovendo ampla divulgação da rede de transporte por meio de diversos meios de comunicação com os usuários.

“Os usuários do transporte coletivo da cidade ainda poderão contar com terminais de ônibus no RibeirãoShopping, Novo Shopping, Shopping Iguatemi e no futuro shopping que será instalado no prédio da antiga Antarctica. Em Bonfim Paulista também será construído um mini terminal”, anunciou a prefeita.

O presidente da Câmara Municipal, Nicanor Lopes, falou em nome de todos os vereadores presentes no evento. “Essa é uma manhã importante para a cidade, porque precisamos de um transporte coletivo melhor para deixarmos os carros em casa”.

“A última licitação do transporte coletivo aconteceu em 1984 e o nosso objetivo é melhorar a qualidade e desempenho do serviço proporcionando qualidades adequadas para sua utilização”, observou William Latuf.

Também estiveram no evento no Salão Nobre o vice-prefeito, Marinho Sampaio; os secretários de Governo, Jamil Albuquerque; da Administração, Marco Antônio dos Santos; do Meio Ambiente, Mariel Silvestre; da Educação Débora Vendramini; da Assistência Social, Maria Sodré; da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior; o coordenador do Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque; os vereadores Marcelo Palinkas, Walter Gomes; Bebé, Nilton Gaiola, Saulo Rodrigues, Bertinho Scandiuzzi e Cícero Gomes da Silva.

O que muda com a implantação da nova rede de transporte coletivo:
· Concessão da gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual de Educação
· Implantação de tarifa única
· Retorno do cobrador nas estações de embarques
· Ampliação de frota em diversas linhas
· Criação de sete linhas novas
· Criação de 4 (quatro) corredores diametrais
· Criação de duas linhas Circulares
· Criação de duas linhas Perimetrais
· Criação e adequação de linhas alimentadoras (Leva e Traz), com ampliação dos seus quadros de horários;
· Utilização de ônibus zero quilômetro, com sistema de ar forçado, três portas largas, sendo uma delas com elevador para usuários de cadeira de rodas, com destaque para os do tipo padron, nas linhas estruturais, com maior capacidade, conforto e segurança;
· Construção de dois 2 (dois) terminais na Área Central;
· Construção de 8 (oito) estações de integração nos bairros;
· Implantação de 40 km de corredores estruturais;
· Controle da operação através de sistema de monitoramento remoto, por GPS, e da instalação de câmeras em toda a frota e nos terminais;
· Implantação de sistema de informação ao passageiro (SIP), promovendo ampla divulgação da rede de transporte através de diversos meios de comunicação com os usuários;
· Melhoria das facilidades de acesso e de utilização dos cartões eletrônicos mediante a ampliação do número de lojas de atendimento e dos postos de recarga;
· Atendimento qualificado para os passageiros preferenciais, contemplando criação de código de conduta, treinamento periódico para os operadores, campanhas de esclarecimento à população, identificação dos assentos e sistema de identificação das linhas para deficientes visuais;
· Implantação do novo regulamento do transporte coletivo, como importante instrumento de gestão;
· Criação de sistema de indicadores e metas para monitoramento da qualidade do serviço prestado.

Ribeirão Preto, 16 de Dezembro de 2011
Fonte: Transerp

Um comentário:

  1. Oi Clara Lúcia! Tem um mimo pra você e seu Blog Francamente, lá no Blog Versos de Fogo!
    Bju de Luz!

    William

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