Um jornal, vários repórteres, um editor, uma ideia.
Um blog, todos repórteres, todos editores, todas as ideias.
Um objetivo. Mostrar todos os lados de uma só Franca.

Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Relógio do sol

Imagem - Clara


Por muitos séculos, a humanidade guiou-se pela sombra de um objeto projetada pelo sol, a sombra do gnomo, dos relógios de sol, para medir o tempo. Inicialmente, talvez no paleolítico ou neolítico, a medição por parte dos homens primitivos devia estar baseada na modificação do comprimento de sua própria sombra, que crescia até o meio dia e decrescia na medida que o dia se esgotava com a aproximação da noite, quando ele deveria estar de volta à segurança de seu abrigo. Posteriormente, a medição do tempo orientou-se para o calendário, para a identificação das estações do ano, que era informação essencial para as civilizações que praticavam a agricultura, em face da estreita dependência desta dos fatores climáticos, diretamente ligados à passagem das estações. 
O mais antigo relógio de sol conhecido, foi construído por volta de 1500 AC no Egito, na época de Tutmosis III. Em pedra, na forma de um T, com uns 30 cm, suportando uma outra peça de mesmo comprimento e perpendicular. As linhas de hora eram marcadas na pedra a intervalos regulares. O T era voltado para o este na parte da manhã e a oeste na tarde. A posição da sombra da parte superior do T indicava a hora.
Os tipos mais comuns, como os conhecidos "relógios de sol de jardim", são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum. A medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. Também existem relógios de sol mais complexos, com mostradores inclinados e/ou curvos. Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente, mas, com pequenas alterações, também podem indicar a hora padrão, que é a hora no fuso horário em que o relógio está geograficamente localizado.

Relógio do sol de nossa cidade - Franca/SP... chique!
Apresenta quatro mostradores - norte, sul, leste e oeste.
Foi construído em 1886 em mármore de carrara, pelo Frei Germano Arnecy. 
Foi restaurado em 1979 e tombado pelo CONDEPHAAT.
Localiza-se na Pça Nossa Senhora da Conceição.

2 comentários:

  1. Replicas de Relogios
    Ai vai a dica para os amantes de relógios sem gastar muito. As melhores lojas de replicas de relógios famosos no Brasil a pronta entrega replicas de relogios, Replicas com qualidade superior premium AAA.
    replicas de relogios femininos, replicas de relógios importados, Fique informado sobre o segmento relógios replicas...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sobre os relógios do sol, sou apaixonado por Relógios Famosos tenho uma pequena coleção...

    ResponderExcluir